São Paulo, quinta-feira, 21 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mantega culpa FHC por menor investimento

MARTA SALOMON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Guido Mantega (Planejamento) atribuiu ao governo Fernando Henrique Cardoso a responsabilidade pelo mais baixo nível de investimento público desde 84 verificado no primeiro ano de mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo dados do Tesouro Nacional. "O ano de 2003 foi o fundo do poço, daqui para a frente vamos melhorar, mas nunca mais voltaremos aos níveis de antigamente. A crise fiscal que nos foi deixada pelo governo anterior vem inibindo a capacidade de investimento", comentou Mantega sobre o estudo divulgado na véspera.
De acordo com a série histórica de gastos públicos atualizados pelo Tesouro Nacional, somente em 1984, último ano do regime militar, o investimento do governo federal ficou abaixo dos R$ 6,9 bilhões registrados em 2003.
O comentário do ministro sobre a perspectiva de aumento dos investimentos públicos foi feito pouco antes do anúncio do novo aumento da taxa básica de juros pelo Copom (Comitê de Política Monetária), decisão que poderá levar a um aperto fiscal extra no ano que vem, com novos cortes de gastos. Mantega disse que não se cogita no governo de aumentar a meta de superávit primário (economia para pagamento de juros) de 2005, fixada em 4,25% do PIB (Produto Interno Bruto). A proposta já foi defendida por integrantes do Ministério da Fazenda.


Texto Anterior: Débito com títulos públicos já teve aumento de R$ 9,5 bi em setembro
Próximo Texto: Opinião econômica - Paulo Nogueira Batista Jr.: Paciência e coragem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.