São Paulo, terça-feira, 21 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gros descarta financiamento do BNDES

CHICO SANTOS
DA SUCURSAL DO RIO

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Francisco Gros, disse à Folha não haver a menor possibilidade de o banco estatal fazer qualquer tipo de financiamento, direto ou indireto, para que o banco Santander pague a compra do Banespa.
"O BNDES não pode, não deve e, no momento, não é preciso. Pode ficar tranquilo que esse ovo não tem pêlo", disse Gros por telefone, de Fortaleza.
A possibilidade de o BNDES vir a financiar o comprador do Banespa foi uma discussão que acompanhou todo o demorado processo de preparação da venda do banco paulista.
Ao assumir a direção do banco de desenvolvimento do governo federal, em março deste ano, Gros disse que financiar compra de ativos deixaria de ser prioridade para o BNDES. Nas últimas semanas ele negou seguidamente a possibilidade de financiar o comprador do Banespa.
Além disso, quando Gros afirma que o banco "não pode" financiar a operação, refere-se a um artigo do estatuto do BNDES que veta o financiamento do banco a operações de instituições financeiras.
Isso não significa que não possa haver recursos, como a compra de debêntures (títulos) conversíveis em ações pela subsidiária BNDESPar (BNDES Participações), que permitam o apoio do BNDES a operações envolvendo bancos.



Texto Anterior: Espanhóis levam "jóia da coroa", diz Fraga
Próximo Texto: Bancários ameaçam Santander com greve
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.