São Paulo, sábado, 21 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Índice é o menor desde 99

Vendas da indústria crescem 1,8% em 2002

DA REPORTAGEM LOCAL

As vendas da indústria brasileira cresceram 1,8% em 2002, a menor expansão em quatro anos, segundo levantamento do Serasa. As altas taxas de câmbio são, de acordo com a entidade, o principal motivo dessa desaceleração.
Segundo o estudo, a rentabilidade das indústrias caiu pelo segundo ano consecutivo. Enquanto o crescimento médio do setor ficou em 6,8% em 2001, foi de apenas 5,4% neste ano.
Segundo Mário Torres, gerente de análise de crédito do Serasa, por causa das crises do ano anterior, 2002 foi um ano desaquecido, o que prejudicou a indústria.
O maior crescimento de vendas ocorreu no setor siderúrgico: 13,1%, seguido pelo setor de autopeças que, impulsionado pelas exportações de carrocerias de caminhões e ônibus elevou suas vendas em 8%.
As siderúrgicas tiveram o pior desempenho de rentabilidade, com prejuízo de 9,3% em suas vendas. Os investimentos na ampliação de capacidade de produção das fábricas deixou as empresas bastante endividadas e, com o câmbio alto, prejudicaram seus resultados. (JSO)


Texto Anterior: Produção: Consumo das famílias cai em comparação com 2001
Próximo Texto: O ano do dragão: Nova meta é baixa, diz consultoria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.