São Paulo, sábado, 21 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇO

Compra seria feita com a Arcelor

Vale quer aumentar participação na CST

LÁSZLÓ VARGA
DA REPORTAGEM LOCAL

O processo mundial de concentração de siderúrgicas em menos empresas está dando mais um passo. A brasileira Companhia Vale do Rio Doce e a européia Arcelor informaram ontem que fizeram uma proposta de compra de mais 37,29% da CST (Companhia Siderúrgica de Tubarão), maior exportadora de placas de aço do mundo.
A Vale já possui 22,85% do capital da CST. A aquisição de mais 37,29% das ações da siderúrgica do Espírito Santo pela Vale e Arcelor pode fazer com que a mineradora passe a ter 41,49% do capital da CST. A Vale afirmou, porém, que esse aumento de participação seria transitório. Ele visaria apenas a agilizar a reestruturação da siderurgia do país.
O aumento da participação da Vale na CST, com o auxílio de capital da Arcelor, seria feito de maneira indireta. A Vale e a Arcelor querem comprar a participação que a Acesita possui na Aços Plano do Sul, de 50,1%. A Aços Plano do Sul tem, por sua vez, 37,29% do capital total da CST.


Texto Anterior: Negócios: Solectron fecha fábrica de São José dos Campos
Próximo Texto: Panorâmica - Justiça: STJ suspende acordo entre usineiros e governo de AL
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.