São Paulo, sexta, 22 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Títulos da dívida voltam a despencar

da Reportagem Local

Os títulos da dívida externa brasileira despencaram por causa do nervosismo no mercado de câmbio e dos rumores de reestruturação da dívida interna do país.
As cotações dos C-bonds, os títulos mais negociados, caíram de 58,75% para 54% do valor de face. O papel chegou a ser negociado a 53% ontem.
O preço do IDU, título brasileiro de prazo de vencimento mais curto do que o C-bond, caiu menos. Passou de 86,60% do valor de face anteontem para 83% ontem.
O fato de as cotações do C-bond terem caído mais é um sinal de que os investidores acreditam que a crise brasileira é de longo prazo. Os C-bonds vencem, em média, em dez anos, e os IDUs, em um ano e dois meses.
Na crise da Rússia, com a moratória decretada em agosto do ano passado, o mercado passou a temer que o Brasil também deixasse de pagar sua dívida. As cotações do IDU, na época, caíam duas vezes mais rápido do que as do C-bond.
Ontem, também houve boatos nos mercados de Londres e Nova York de que a China seria a próxima a desvalorizar a sua moeda. O iene se desvalorizou contra o dólar por conta disso.
(CRISTIANE PERINI LUCCHESI)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.