UOL


São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Febraban vê medida tecnicamente certa

DA REPORTAGEM LOCAL

O Copom tomou a decisão certa ao manter a taxa básica de juros, na avaliação de Roberto Troster, economista-chefe da Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos).
"Agiram tecnicamente de forma correta. É melhor esperar agora para que os juros possam cair mais rápido no futuro", disse.
Mas Troster criticou a manutenção da atual alíquota para o depósito compulsório -parcela de recursos que os bancos têm de recolher no BC. Muitos analistas acreditavam que o BC poderia reduzir o compulsório ontem.
"Sempre é momento para reduzir o compulsório. Política monetária se faz com taxa de juros, não com compulsório", disse Troster.
Para Geraldo Carbone, presidente do BankBoston no Brasil, a manutenção dos juros foi coerente. "O momento exige alguma cautela. Não dá para brincar com a inflação, que ainda não está caindo na velocidade desejada."


Texto Anterior: Para Agnelli e Gerdau, decisão merece respeito
Próximo Texto: Repercussão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.