São Paulo, Terça-feira, 22 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SIDERURGIA
Norte-americanos dizem que dumping ocorre em 12 países, inclusive o Brasil; IBS prepara defesa de empresas
EUA investigarão subsídio a aço importado

das agências internacionais

O Departamento de Comércio dos EUA resolveu ontem iniciar investigações de dumping (venda de produto abaixo do custo para prejudicar a concorrência) nas exportações de aço laminado a frio provenientes de 12 países, inclusive o Brasil.
O secretário do Comércio, William Daley, disse que as investigações darão ênfase nas práticas comerciais do Brasil, Argentina, China, Indonésia, Japão, Rússia, Eslováquia, África do Sul, Taiwan, Tailândia, Turquia e Venezuela.
Brasil, Indonésia, Tailândia e Venezuela são também acusados de oferecer subsídios ilegais aos fabricantes de aço laminado.
A abertura das investigações atende ao pedido feito pelas siderúrgicas norte-americanas, que alegam que as importações provenientes dos 12 países passaram a dominar 14% do mercado dos EUA em 98 -essa fatia era de 11,3% em 97 e de 6,5% em 96.
O novo processo ocorre num momento em que o Congresso tenta aprovar uma lei impondo quotas para a importação de aço.
Daley se posicionou contra a lei. "Uma lei impondo quotas de importação teria graves consequências não somente para nossa economia, mas também àquelas que estão começando a se recuperar da crise financeira global de 1998."
A Casa Branca ameaça vetar a lei, que será votada hoje no Senado.
O diretor técnico do IBS (Instituto Brasileiro de Siderurgia), Rudolf Buhler, afirmou ontem que o órgão está preparando a defesa das companhias brasileiras do setor.
Buhler não adiantou detalhes da defesa, mas lamentou a inclusão do Brasil na lista de países que estão sendo investigados. Segundo ele, as acusações "não procedem".
"As exportações brasileiras ocupam uma faixa relativamente pequena no contexto do mercado norte-americano", argumentou o diretor do IBS.


Colaborou a Sucursal do Rio


Texto Anterior: Governo vai estudar razões de encalhe
Próximo Texto: Chile reduz os juros e espera novo pacote
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.