São Paulo, quinta-feira, 22 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emprego cresce, mas é insuficiente

DA REPORTAGEM LOCAL

A economia brasileira gerou empregos nos últimos 12 meses, mas não em número suficiente para atender o crescimento do número de pessoas que procuram trabalho e da população economicamente ativa.
A taxa de desemprego aberto apurada pelo IBGE, não considera as pessoas que, por desalento, desistiram de procurar trabalho. A pesquisa considera apenas o que chama de população desocupada -o conjunto de pessoas que não têm emprego e que fazem algo para encontrar uma vaga.
Desde julho do ano passado, o número de desocupados subiu, segundo a pesquisa do IBGE, 28%, um acréscimo de 324 mil trabalhadores ao grupo dos que procuram por trabalho. Assim, mesmo que tenham sido criadas 360 mil vagas, a taxa de desemprego -que é a relação entre o número de desocupados e a população economicamente ativa, aquela considerada apta para o trabalho produtivo- subiu de 6,2% para 7,5% no período.
No período, a população economicamente ativa (PEA) nas seis regiões metropolitanas em que a pesquisa do IBGE é feita saltou de 18,5 milhões de pessoas em julho de 2001 para 19,2 milhões no mês passado.
O número de desocupados, que subiu 28%, foi de 1,1 milhão em julho de 2001 e saltou para 1,5 milhão em julho deste ano.
A taxa de desemprego, que é a relação entre desocupados e a PEA e era de 6,2% em julho de 2001, chegou a 7,5% da PEA no mês passado.
Uma alta do desemprego, se ocorre em parte porque as pessoas voltam ao mercado de trabalho, é encarada por economistas como um sinal de reaquecimento econômico. Afinal, se as pessoas decidem tentar a sorte novamente no mercado é porque acreditam que as chances de conseguir um emprego se tornaram maiores.
Mas é improvável que seja esse o motivo que tenha impedido a taxa de desemprego de cair. A economia ainda está patinando e os salários, em queda.


Texto Anterior: Trabalho: Desemprego não cai, salários não sobem
Próximo Texto: Opinião Econômica - Paulo Nogueira Batista Jr.: O que fazer?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.