São Paulo, quinta-feira, 22 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

VIZINHO EM CRISE 1

Bush pode abrir o mercado dos EUA para as exportações da Argentina
Os EUA, que são reticentes em socorrer a Argentina com recursos de seus cofres e com dinheiro do FMI, devem oferecer vantagens comerciais para que os argentinos tenham mais acesso ao mercado norte-americano e aumentem suas exportações.
De acordo com fontes do governo e do Congresso norte-americano, o presidente George W. Bush poderia anunciar as medidas de apoio nas próximas semanas. A idéia seria oferecer um estímulo à economia argentina e melhorar a imagem do governo na América Latina.
Seriam beneficiados vários produtos que hoje enfrentam barreiras comerciais para entrar nos EUA. Até 200 mercadorias, de sucos de frutas a têxteis, poderiam ficar isentas de cobrança de impostos.
Por causa de uma disputa envolvendo patentes de medicamentos, os EUA deixaram de oferecer vantagens aos argentinos há cinco anos. Mas a intenção de Bush pode esbarrar no Congresso, que dificilmente aceitaria a redução de tarifas de alguns produtos mais sensíveis, como têxteis. (DA REUTERS)


Texto Anterior: Acordo: Alemanha vai pagar conta do novo Proálcool
Próximo Texto: Vizinho em crise 2: Desvalorização do peso prejudica indústria, cuja produção recua 16,6%
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.