São Paulo, quarta-feira, 22 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFLAÇÃO

Preços no atacado têm alta maior, mas já desaceleram no varejo
Prévia mostra IGP-M estável

DA SUCURSAL DO RIO

A inflação da segunda prévia do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) de setembro ficou em 0,61%, praticamente a mesma variação da prévia de agosto do mesmo período, quando houve alta de 0,62%. Segundo os dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas), os preços no atacado estão em alta, enquanto os de varejo apresentam desaceleração.
O IGP-M acumula alta de 10,16% no ano. Os preços do atacado, que não são pesquisados pelo IPCA, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), subiram de 0,6% na parcial de agosto para 0,77% na segunda prévia deste mês.
No atacado, os bens de produção apresentaram aceleração, passando de 0,41% em agosto para 1,14% em setembro. Os bens de consumo, por sua vez, registraram trajetória inversa, com alta de apenas 0,01% na segunda prévia de setembro, contra 0,97% na segunda prévia de agosto.
Já o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que mostra a evolução dos preços no varejo, perdeu fôlego, passando de 0,6% para 0,14%. O motivo foi a queda de itens do grupo alimentação, que registrou uma deflação de 0,41%. Na parcial de agosto, alimentação havia registrado alta de 0,74%.
Segundo a FGV, cinco dos sete grupos que formam o IPC tiveram desaceleração de preços de agosto para setembro. Por produtos, as altas mais expressivas no varejo foram em tarifa de telefone residencial (1,39%); limão (45,14%) e gasolina (1,09%).
O INCC (Índice Nacional do Custo da Construção) também desacelerou, ficando em 0,71%, ante 0,81% em igual período de agosto.


Texto Anterior: Luís Nassif: Uma visão do risco Brasil
Próximo Texto: Trabalho: Bancários estendem greve para 24 capitais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.