São Paulo, Sexta-feira, 22 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frango sofre retaliação, diz Pratini

da Sucursal de Brasília

O ministro Pratini de Morais (Agricultura) atribuiu, ontem, a campanha feita contra o frango brasileiro no Reino Unido a uma disputa comercial por mercado.
Anteontem, jornais britânicos aconselharam seus leitores a evitar o consumo da carne de frango brasileira, argumentando que ela conteria hormônios e antibióticos vetados no Reino Unido.
"Sempre que um produto brasileiro ganha uma fatia de mercado internacional, sofre retaliações. Nosso frango é o melhor do mundo", afirmou.
Segundo Pratini, as exportações brasileiras de frango devem chegar, em 99, perto de US$ 1 bilhão. O Brasil, segundo ele, é o maior exportador do produto para a Europa e o segundo maior do mundo (após os EUA).
A Secretaria da Defesa Agropecuária encaminhou ontem à embaixada brasileira em Londres nota técnica esclarecendo sobre a qualidade do frango nacional.
Disse que os produtos avícolas estão em conformidade com instruções da União Européia e que o sistema de controle do Ministério da Agricultura é periodicamente auditado pela Comissão Veterinária da UE. A secretaria diz que antibióticos vetados pela UE não são usados e que os criadores não usam hormônios nas aves.


Texto Anterior: Protecionismo: Proibição a calçado pode ser manobra
Próximo Texto: Para Graça Lima, retenção é apenas acidente de percurso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.