UOL


São Paulo, quarta-feira, 22 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recessão industrial está no fim, mostra pesquisa

DA FOLHA ONLINE
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os resultados da Sondagem Industrial da CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostram que a recessão que atingiu o setor neste ano está chegando ao fim, mas ainda não há sinais claros de retomada da atividade.
O indicador total de produção ficou em 48,9 pontos, contra 43 no segundo trimestre e 51,8 pontos no mesmo período do ano passado. O índice varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 indicam evolução positiva e, abaixo de 50, negativa.
A utilização da capacidade instalada entre as grandes indústrias passou de 75% no segundo trimestre para 76% no terceiro. As pequenas e médias empresas registraram um avanço de 64% para 67%. Em igual período de 2002, as grandes haviam apontado utilização de 79% da capacidade, e as pequenas e médias, 70%.
Para a CNI, a grande fonte de sustentação da indústria continua sendo o mercado externo, mas há também o aumento sazonal da demanda doméstica e o "abrandamento" da política monetária.
Levantamento divulgado ontem pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho, revelou que, em setembro, aumentou o número de empregos com carteira assinada no país -saldo positivo de 161.765 novos postos de trabalho.
Com o resultado, já são nove meses consecutivos de expansão de assalariados formais -de janeiro a setembro, foram geradas 839.677 ocupações.


Texto Anterior: No sufoco: Vendas em supermercados voltam a cair
Próximo Texto: Tributação: Transferência sem CPMF sai em 2003
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.