São Paulo, quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FGTS não será liberado, diz Mantega

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os cotistas do fundo de ações FGTS/Petrobras poderão comprar ações da estatal no aumento de capital da empresa, mas terão que usar recursos próprios. Os recursos do FGTS não poderão ser usados, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Em audiência pública realizada ontem na Câmara dos Deputados, Mantega explicou que a legislação que criou o fundo FGTS/Petrobras terá que ser alterada, para que se crie uma espécie de "fundo-espelho", a partir do qual os cotistas poderão, se quiserem, participar do aumento de capital.
O fundo FGTS/Petrobras foi criado em 2000. Na ocasião, 312.194 trabalhadores usaram recursos do FGTS para comprar ações da Petrobras, por meio de Fundos Mútuos de Privatização (FMP-FGTS). Na época, foi aplicado R$ 1,611 bilhão. Desde então e até o início de setembro, o FMP-FGTS tinha rendido 791%, ante 59,75% do FGTS.


Texto Anterior: Apresentação de marcos regulatórios do pré-sal é adiada
Próximo Texto: Petrobras atrai US$ 110 mi de fornecedor italiano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.