São Paulo, quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro nega uso de reservas para financiar BNDES

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, descartou a possibilidade de o governo tirar dinheiro das reservas internacionais para aumentar o volume de recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Ele disse que o governo vai ajudar o banco a atender a demanda por empréstimos, de R$ 75 bilhões em 2008, com a criação de um fundo soberano, mas não explicou de onde virão os recursos.
"[O BNDES] não vai usar o dinheiro das reservas. Vamos criar um fundo soberano, mas não é com o dinheiro das reservas." No ministério, já se levantou a hipótese de os recursos extras para o BNDES virem de um fundo de infra-estrutura, previsto no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que nunca saiu do papel.
A maioria dos fundos soberanos são abastecidos por reservas internacionais. A Rússia criou um atrelado às reservas de petróleo: o governo aplica um percentual do ganho com a cotação internacional do barril.


Texto Anterior: BC eleva compra de dólares em novembro
Próximo Texto: Arrecadação cresce com lucros, diz governo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.