São Paulo, sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PIB de 2008 do Japão vai encolher 1,8%, diz BC do país

DA REDAÇÃO

O banco central do Japão rebaixou, ontem, a estimativa do PIB referente a 2008, que deverá encolher 1,8% (a previsão anterior era de -0,1%). O resultado oficial será publicado ao fim do ano fiscal, em março. As exportações do país também tiveram retração recorde, de 35% em dezembro, ante igual período de 2007.
Como já era esperado, o BC manteve a taxa anual de juros em 0,1%. O BC japonês anunciou ainda que irá comprar o equivalente a US$ 33,6 bilhões em "comercial papers" (títulos de crédito de curto prazo que as empresas usam para financiar despesas diárias), numa injeção direta de liquidez no setor privado.
A queda de 35% nas exportações em dezembro é resultado da baixa demanda europeia e americana. O BC ainda revisou para baixo as estimativas de crescimento econômico do ano fiscal de 2009/2010. Em vez de se expandir em 0,6%, como se previa em outubro, o Japão deve se retrair em 2%, sinalizando um alongamento da recessão.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Geithner é aprovado em comitê do Senado e ataca China sobre yuan
Próximo Texto: Economia da Coreia do Sul recua 5,6% no quarto trimestre
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.