São Paulo, sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Economia da Coreia do Sul recua 5,6% no quarto trimestre

DA REDAÇÃO

A economia da Coreia do Sul encolheu 5,6% no último trimestre de 2008, em comparação com o período anterior. É o pior resultado desde o primeiro trimestre de 1998, quando a economia do país foi atingida pela crise asiática e recuou 7,8%. Em relação a dezembro de 2007 o recuo é de 3,4%.
No conjunto do ano, a economia ainda registrou expansão de 2,5%, percentual muito aquém do esperado. Em 2007, o crescimento foi de 5,1%.
A crise já fez o governo sul-coreano substituir a equipe econômica. O presidente Lee Myung Bak também está sendo pressionado a aumentar o programa de estímulo a economia, equivalente a US$ 37 bilhões.
Os dez anos de forte expansão sul-coreana parecem ficar para trás com a queda na demanda de seus produtos nos mercados americano e europeu. As exportações respondem por metade do PIB.
Só no último trimestre de 2008 as exportações caíram 11,9% ante o trimestre anterior, o pior resultado desde 1979.


Com agências internacionais


Texto Anterior: PIB de 2008 do Japão vai encolher 1,8%, diz BC do país
Próximo Texto: Foco: Índice Big Mac reflete desvalorização cambial pós-crise nos países
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.