São Paulo, quinta-feira, 23 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mantega critica política monetária do BC

NEY HAYASHI DA CRUZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), Guido Mantega, fez críticas à política de juros praticada pelo Banco Central no ano passado. Segundo Mantega, houve "um certo excesso de zelo" do BC em 2005, quando a taxa Selic subiu até atingir 19,75% ao ano.
Segundo o petista, a economia poderia ter crescido 4% no ano passado caso a Selic tivesse ficado, em média, dois pontos percentuais abaixo do nível efetivamente praticado pelo BC. Para amenizar as críticas, porém, Mantega ressaltou que "em política econômica nunca se acerta na mosca".
Ainda assim, o presidente do BNDES disse que os juros poderiam ser reduzidos de forma mais acelerada -desde o final do ano, o BC tem promovido cortes graduais na taxa Selic, sendo que a última queda foi de 0,75 ponto percentual. "Poderia ser um ritmo mais acelerado", disse.
Mantega também voltou a cobrar uma redução na TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), atualmente em 9% ao ano, que serve de referência para os empréstimos do BNDES. A taxa é fixada a cada três meses pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), colegiado formado pelos ministros da Fazenda e do Planejamento, mais o presidente do BC.


Texto Anterior: País mantém "stop and go", diz economista
Próximo Texto: Luís Nassif: A Brasif explica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.