São Paulo, sexta-feira, 23 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inadimplência sobe 8,7% no país neste ano

DA FOLHA ONLINE

A inadimplência no Brasil, excluindo o Estado de São Paulo, cresceu 8,7% nos primeiros sete meses do ano na comparação com o mesmo período de 2001, segundo estudo da Serasa, que contabilizou 2,7 milhões de títulos protestados por falta de pagamento no país.
Só o número de títulos de pessoas físicas protestados cresceu 13,6% no período, para 755 mil. Já os protestos de empresas cresceram 6,9%, totalizando 2 milhões de ocorrências.
Em julho, entretanto, a inadimplência caiu 2,2% no país, desta vez incluído o Estado de São Paulo, na comparação com o mesmo mês de 2001.
No caso das empresas, isso ocorreu por conta do menor nível de atividade econômica e da maior utilização de informações na concessão de crédito. Já no caso das pessoas físicas, a queda ocorreu devido ao uso dos recursos liberados do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para saldar dívidas.
A Serasa excluiu São Paulo do levantamento nacional anual porque a legislação vigente no Estado, com efeito a partir de maio de 2001, distorceu a base de comparação anual, já que promoveu uma sobrecarga de títulos de créditos acumulados, principalmente cheques sem fundos.


Texto Anterior: Em transe: Defesa dos bancos contra insolvência cresce
Próximo Texto: Faturamento da indústria do Rio cresce 11%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.