São Paulo, sábado, 23 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO EXTERIOR

Brasil voltará à OMC para retaliar EUA sobre algodão

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou ontem que o Brasil vai retomar o processo na OMC (Organização Mundial do Comércio) para retaliação contra os EUA no contencioso sobre subsídios a produtores americanos de algodão.
O Brasil já venceu a disputa, mas aguardava solução sobre o assunto nas negociações da Rodada Doha. O Itamaraty avalia que a retaliação gira em torno de US$ 4 bilhões, mas precisa enviar o assunto para painel arbitral da OMC, que vai calcular o valor final.
"Vamos fazer [continuar o processo contra os EUA], porque, se não fizéssemos, estaríamos dando sinal errado. Mas o fato de fazer isso não significa que não preferimos solução negociada."
Ao dizer que prefere "solução negociada", o chanceler remete uma mensagem clara aos EUA pela retomada das negociações de Doha. Ontem, Amorim disse ver "fresta" de oportunidade para obter um acordo neste ano.
(ID)



Texto Anterior: Outro lado: Para industrial, procedimentos visam eficiência
Próximo Texto: Veículos 1: Vendas em emergentes terão crescimento menor, diz Ghosn
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.