São Paulo, quinta-feira, 23 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Prejudicado pela greve deve buscar acordo, diz Idec

DA REDAÇÃO

Os consumidores que não conseguirem pagar suas contas na data do vencimento devido à greve dos bancários devem procurar as empresas para quem fariam os pagamentos em busca de um acordo.
A recomendação é do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), que sugere como alternativas a prorrogação do vencimento ou um local diferente para efetuar o pagamento.
A advogada Maíra Feltrin, coordenadora do serviço de orientação do Idec, diz que procurar a Justiça nesses casos, além de demorar muito, não é garantia de vitória. "Vai depender da interpretação do juiz", diz.
Nesse caso, seria preciso ingressar com uma ação solicitando o ressarcimento dos juros pagos num Juizado Especial Civil, o que, segundo a advogada, pode levar até dois anos para a conclusão do processo. Com a greve do Judiciário, o prazo pode ser ainda maior.
Feltrin diz que consumidores e fornecedores não podem ser prejudicados porque "não há má intenção de nenhuma das partes". Justamente por isso, acredita na viabilidade dos acordos.
O Idec ainda não foi procurado por nenhum consumidor que tenha se sentido lesado pela greve.


Texto Anterior: Trabalho: Bancários devem manter serviços essenciais
Próximo Texto: Força faz campanha "todos por um"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.