São Paulo, terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caixa reduz juros para ganhar mercado

DA REPORTAGEM LOCAL

Pressionados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os bancos estatais começaram ontem a divulgar uma nova rodada de redução nas taxas de juros. O primeiro foi a CEF (Caixa Econômica Federal), que anunciou ontem diminuição nas taxas de 21 modalidades de crédito para pessoas física e jurídica. O Banco do Brasil também estuda cortar os juros em vários segmentos.
Segundo Augusto Bandeira Vargas, superintendente da Caixa em São Paulo, o objetivo é aumentar participação de mercado com o "vácuo" deixado pelos bancos privados, que diminuíram a oferta de crédito nos últimos meses.
"Nós vimos na retração do crédito uma grande oportunidade de crescimento e de expansão. Queremos ampliar a participação de mercado."
Para Vargas, essa redução nas taxas já é possível por conta da expectativa da diminuição dos custos de captação, especialmente com a perspectiva de recuo no início de 2009 da Selic, a taxa básica do BC.
As maiores reduções nos juros aconteceram no penhor, que passou de 2,99% para 2,25%, e no crédito consignado do INSS, cujo teto passa de 2,99% para 2,5% com a nova tabela. Para pessoa jurídica, a maior retração se deu na Conta Garantida, uma espécie de cheque especial para microempresas, que teve queda do teto de 3,10% para 2,60%.


Texto Anterior: Diagnósticos do BC expõem o descompasso dentro do governo
Próximo Texto: Desvalorização do real encarece dívida pública
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.