São Paulo, terça-feira, 24 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

Financial Times - de Londres

Sistema judicial prejudica investimentos no Brasil

REINO UNIDO - Na edição de ontem, o jornal "Financial Times" trouxe matéria mostrando como a ineficiência do sistema judiciário brasileiro prejudica negócios e investimentos no país. De acordo com o jornal, o Judiciário "é um sistema que permite que os devedores se escondam livremente, sabendo que só os credores mais mais determinados os acionarão por meio dos tribunais".
A situação obriga os bancos a emprestarem a taxas de juros "astronômicas" e faz com que importantes projetos de infra-estrutura fiquem parados, já que os investidores não têm certeza de que o sistema judiciário defenderá seus direitos.
Os problemas do Judiciário acontecem muitas vezes porque as decisões são feitas mais com base em política do que na interpretação da lei, diz o "Financial Times". Além disso, mudar essa situação é difícil porque o sistema atual beneficia desde juízes, promotores e advogados até empresas que evitam ou atrasam pagamentos usando o Judiciário.
O jornal britânico destaca, porém, os esforços do governo Lula para atacar alguns dos problemas, com a criação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e da súmula vinculante. Neste ano, o governo tenta aprovar legislação que reduz as possibilidades de apelação.


Texto Anterior: Exportadores vêem queda nas vendas
Próximo Texto: Luís Nassif: O know-how político de FHC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.