São Paulo, segunda-feira, 24 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Analistas aconselham investidor a ter calma

DA REPORTAGEM LOCAL

Não haja sob impulso. Não entre no nervosismo do mercado. Não tome nenhuma atitude sem antes pesar os prós e contras. Esses são os primeiros conselhos que os consultores de investimento estão dando para os seus clientes. "É como se estivéssemos no meio de um tiroteio. O melhor a fazer é se abaixar e esperar a situação acalmar", diz Reinaldo Zakalski, diretor-executivo da Butique de Investimentos.
Para ele, dólar e risco Brasil não estão compatíveis com os fundamentos do país e o mercado está sob uma forte pressão de especuladores. "Sair agora de um fundo que perdeu com a marcação a mercado é assumir um prejuízo que tende a ser recuperado."
Para quem tem dinheiro novo a investir, a sua recomendação é investir em fundos de renda fixa e DI, mas não em qualquer um. Deve-se perguntar a composição da carteira, ler o regulamento e olhar o histórico de rentabilidade.
Dólar e CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) estão fora da sua carteira. As taxas que os CDBs pagam não seriam boas para o pequeno e médio investidor.
Para Carlos Daniel Coradi, diretor da EFC Engenheiros Financeiros & Consultores, algumas regras são básicas na hora de escolher uma aplicação. Uma delas é entender como funciona o produto. "Se a pessoa não sabe o que é CDI (Certificado de Depósito Interbancário), não tem noção de matemática, não compreende um fundo, deve ir para a caderneta de poupança", diz. Uma dica dele, para quem tem dólar, é vender a moeda dos EUA e comprar ações.
A indicação de Carlo Moratelli, diretor da MCA Economy Consultoria & Investimentos, para este momento, é ser conservador e diversificar os recursos entre fundos DI com títulos que vençam ainda em 2002, CDBs de bancos de primeira linha e fundos de investimento atrelados a papéis que sigam a variação do IGP-M.
(ISABEL CAMPOS)

Texto Anterior: FOLHAINVEST:Fundos já não perdem, mas sangria continua
Próximo Texto: Finanças: Mercado espera fim de liquidação de ações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.