São Paulo, terça-feira, 24 de junho de 2008

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Exportação para os EUA cai a 15% do total

DA REPORTAGEM LOCAL

Os EUA têm perdido importância como parceiros comerciais do Brasil: entre 2003 e 2004, o mercado norte-americano era destino de 21% das exportações do país (US$ 16,8 bilhões); entre 2007 e 2008, de apenas 15% (US$ 25,4 bilhões), segundo a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Trata-se da menor porcentagem desde 1987.
"Diversificar é bom, mas é preciso aumentar a participação dos EUA, donos de um terço do PIB mundial", afirma Roberto Giannetti da Fonseca, diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp.
Para Mario Marconini, presidente do Conselho de Relações Internacionais da Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), a diminuição da parcela de produtos exportados para os EUA significa que o Brasil está perdendo espaço no mercado americano para concorrentes como a China e a Índia. (DG)


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