UOL


São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arida quer fim de controles na conta de capital

DA REPORTAGEM LOCAL

Pérsio Arida adicionou ao debate sobre o alto nível das taxas reais de juros um ingrediente que estava fora das discussões econômicas: a defesa do fim de restrições à troca de reais por dólares e vice-versa, em um regime de livre conversibilidade.
Em artigo publicado na última edição da "Revista de Economia Política", Arida sustentou que a mudança não eliminaria a necessidade de reformas e de controle fiscal, mas aceleraria a trajetória de queda de juros.
Isso porque a livre movimentação de capitais reduziria o temor do investidor de ser surpreendido por restrições à retirada de seus recursos do país, o que abriria caminho para uma menor remuneração de seu dinheiro.
Segundo Arida, a restrição à liberdade de capitais é compensada por depreciação excessiva da moeda local ou por taxas de juros mais elevadas - ou ambos. (CT)

Texto Anterior: Entraves: Para economistas, juro real tem piso de 8%
Próximo Texto: Taxa menor fará país crescer, diz analista
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.