São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FBI investiga possível fraude em 4 empresas ligadas à crise

DA REDAÇÃO

O FBI (a polícia federal americana) está investigando possível fraude em Fannie Mae, Freddie Mac, AIG e Lehman Brothers, empresas que recentemente foram resgatadas pelo governo dos EUA ou pediram concordata, em meio à crise que toma conta dos mercados.
As investigações ainda estão em um estágio preliminar e irão priorizar as instituições financeiras e as pessoas que as comandavam, disse autoridade policial que preferiu que seu nome não fosse revelado porque o caso está ainda no início.
Segundo as autoridades americanas, com as quatro empresas, já são 26 as instituições de Wall Street que estão sob investigação neste ano. Procurados, AIG, Fannie Mae e Freddie Mac não se pronunciaram. Um porta-voz do Lehman Brothers afirmou que não tinha comentário no momento.
Essas quatro empresas estão envolvidas diretamente na crise dos mercados, que motivou o governo americano a apresentar um plano para comprar de instituições financeiras US$ 700 bilhões em títulos podres. Todas elas foram afetadas por investimentos em títulos lastreados por hipotecas.
Na semana passada, o diretor do FBI, Robert Mueller, afirmou ao Congresso que a o órgão não irá hesitar na investigação aos principais executivos das empresas no caso que envolve a crise das hipotecas "subprime" (de alto risco). Na ocasião, ele disse que o FBI analisava se instituições estavam adulterando seus ativos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Buffett investe US$ 5 bilhões no Goldman Sachs
Próximo Texto: Em meio a incertezas, Bovespa recua mais 3,8%
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.