São Paulo, quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Europa revela plano rígido de regulação

LUCIANA COELHO
DE GENEBRA

A Comissão Europeia anunciou ontem sua proposta para a nova regulamentação do setor financeiro -que deve abarcar bancos, seguradoras e mercados de valores nos 27 países membros da União Europeia.
O órgão executivo avalia que a falta de uniformidade na legislação de seus integrantes agravou no bloco as consequências da crise. Alguns países europeus veem no plano um passo em direção à total integração financeira.
A nova legislação comum criará um Sistema Europeu de Supervisores Financeiros, que coordenará órgãos nacionais no monitoramento de instituições que operam em dois ou mais países do bloco e terá poder de arbitragem (hoje esse monitoramente é feito individualmente pelos governos).
Sobretudo, anunciou a Comissão, a nova entidade vai supervisionar diretamente as agências de avaliação de risco, acusadas de não terem previsto a pior crise desde 1929.
Será criado para esse fim um organismo do bloco para identificar ameaças, a Diretoria Europeia de Risco Sistêmico.
A proposta passará agora para a aprovação do Parlamento Europeu, que debaterá seu teor.


Texto Anterior: Encontro deveria ser permanente, afirma Mantega
Próximo Texto: Bancários entram em greve em 18 Estados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.