São Paulo, quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@grupofolha.com.br

PERDENDO MERCADO
O dólar fechou ontem a R$ 1,788, a menor cotação em 12 meses. Negociada a esse valor, a moeda norte-americana já acumula queda de 5,4% neste mês. Uma péssima notícia para o setor exportador de carne bovina, que já vinha perdendo mercado devido à valorização do real.

CONCORRENTE GANHA
José Vicente Ferraz, da AgraFNP, diz que enquanto as exportações brasileiras encurtaram 16% neste ano, as da Argentina dobraram. Os Estados Unidos avançaram 35% e até a Austrália -com suas carnes nobres- conseguiu alta de 1%.

"É O CÂMBIO"
Para Ferraz, a perda brasileira se deve ao câmbio. Uma valorização maior do real pode complicar as exportações, deixando mais produto no mercado interno. A recuperação da arroba do boi pode ficar adiada para novembro ou dezembro.

A PREÇO DE CUSTO 1
A Bahia, o terceiro maior produtor de orquídeas do Brasil, com 500 variedades catalogadas, quer desmistificar a ideia de que a flor não é acessível à população de baixa renda e que seja de difícil manejo.

A PREÇO DE CUSTO 2
O OBA (Orquidófilos Baianos Associados) colocará em exposição e à venda 200 variedades de orquídeas no Palacete das Artes do Museu Rodin, em Salvador (BA), de amanhã a domingo. As orquídeas poderão ser negociadas a até R$ 5.

PÃO PARA TRIGO
Apesar da estimativa de boa safra neste ano, avaliada inicialmente em 6 milhões de toneladas, a oferta de trigo para pão pode ficar abaixo de 3 milhões de toneladas. O excesso de chuva prejudicou a qualidade do produto.

VIZINHOS TAMBÉM
A avaliação é de Lawrence Pih, do moinho Pacífico, para quem o problema não é apenas do Brasil, mas também do Paraguai e do Uruguai. Pih acredita que, com isso, dificilmente a proposta de elevação da TEC para 35% seja aprovada.

ABAIXO DOS 3 MILHÕES
O Paraná, líder nacional, deve rever sua produção de trigo ainda nesta semana. Os novos números indicam um volume inferior a 3 milhões de toneladas, contra 3,2 milhões da mais recente estimativa.

UVA NA MERENDA
A merenda das escolas de Jales (SP) deverá conter uva a partir do próximo ano. A Secretaria Municipal de Educação fará parcerias com produtores de agricultura familiar para a compra dessa e de outras frutas de estação.


Texto Anterior: Dólar ignora queda da Bovespa e recua 0,56%
Próximo Texto: Número de usuários de banda larga cresce 16% no 1º semestre
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.