São Paulo, quinta-feira, 24 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS

METAIS


Preço do cobre dobrará em dois anos, diz banco
O cobre, o metal de melhor desempenho da Bolsa de Metais de Londres neste ano, deve quase duplicar de valor, para até US$ 8.000 a tonelada, nos próximos dois anos, uma vez que a oferta deve continuar sendo inferior à demanda, de acordo com o banco Credit Suisse First Boston.
O déficit de cobre deverá alcançar 200 mil toneladas em 2006, semelhante à escassez deste ano, disse Jeremy Gray, analista do CSFB de Londres, em relatório.
Os preços do cobre, empregado na produção de fios elétricos e tubulações, duplicaram nos últimos dois anos. Os estoques da Bolsa de Metais de Londres alcançaram seu menor nível em 31 anos em julho.
O consumo de cobre cresceu com a expansão da economia da China, maior consumidora mundial do metal, gerando um déficit mundial de 235 mil toneladas de janeiro a julho, segundo o Grupo Internacional de Estudos do Cobre.
Essa escassez continuou mesmo após a demanda cair 8,6% nos EUA, 6,9% no Japão e 5% na Alemanha.


Texto Anterior: Opinião econômica - Paulo Nogueira Batista Jr.: Lula versus Palocci
Próximo Texto: Comércio: EUA e países andinos não fecham acordo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.