São Paulo, quinta-feira, 24 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desemprego fica estável e renda diminui em SP

DA FOLHA ONLINE

A taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo ficou estável em 16,9% da PEA (População Economicamente Ativa) em outubro, segundo pesquisa do Dieese e da Fundação Seade.
De agosto para setembro, a taxa havia caído de 17,1% para 16,9%. Atualmente, 1,691 milhão de pessoas estão sem emprego na região.
A renda média recuou 1% em setembro na comparação com agosto -os dados têm defasagem de um mês na comparação com os do emprego. O rendimento médio dos ocupados caiu de R$ 1.082 para R$ 1.071.
Os fracos resultados do mercado de trabalho contrariam a tendência de queda no desemprego em meses de final de ano. "Neste ano, a sazonalidade foi coberta pela falta de dinamismo da economia. Era esperado que a taxa de desemprego caísse com o aumento da ocupação", afirma Marise Hoffmann, técnica do Dieese.
A estabilidade do emprego no mês passado, por outro lado, ocorreu em decorrência da saída de 5.000 pessoas do mercado de trabalho combinada com um saldo negativo de 4.000 empregos. Com esse movimento, 1.000 pessoas deixaram o contingente de desempregados na Grande São Paulo. (CS)


Texto Anterior: CUT e advogado vêem perda para trabalhadores
Próximo Texto: Previdência: Freada na economia eleva déficit do INSS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.