São Paulo, quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE MUNDIAL

Queda do comércio global foi maior que o previsto, diz OMC

DA REDAÇÃO

O diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), Pascal Lamy, afirmou ontem que o comércio global encolheu 12% no ano passado em volume, previsão pior que a estimativa anterior da entidade, que apontava queda de 10%. Nos dois casos, a retração é a maior desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
"A principal explicação para essa queda livre no comércio foi a redução simultânea na demanda agregada em todas as grandes economias. O crédito para o comércio, que secou durante esse período, também foi outro fator que contribuiu. Em menor escala, o comércio foi afetado negativamente por algumas decisões de aumento de tarifas e subsídios domésticos, novas medidas não tarifárias e ações antidumping", disse o dirigente na Bélgica.
Questionado sobre 2010, ele preferiu não fazer previsão, dizendo apenas que "certamente há uma recuperação". "Se essa recuperação é breve ou se é sustentável, é difícil dizer, mas certamente estamos recuperando."


Com a Reuters


Texto Anterior: Brasil adia gastos e amplia aperto fiscal
Próximo Texto: NY sobe, mas rumor sobre compulsório afeta Bovespa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.