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São Paulo, terça-feira, 25 de março de 2003

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Volks quer dólar menos caro para reduzir custos

LÁSZLÓ VARGA
DA REPORTAGEM LOCAL

A Volkswagen disse ontem que espera que o governo adote medidas para reduzir a cotação do dólar em relação ao real. O objetivo da montadora é reduzir custos de matérias-primas dolarizadas, como o aço, usadas na produção de veículos, e assim aumentar a competitividade da marca.
O presidente mundial da montadora, Bernd Pischetsrieder, fez um apelo direto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o assunto. "Pedimos a colaboração do presidente Lula. Só com produtos competitivos teremos chance de disputar o mercado internacional", disse a Lula.
A declaração foi feita diante de uma platéia de cerca de 12 mil metalúrgicos que participaram das comemorações dos 50 anos da Volks no Brasil, na unidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
Lula não comentou o apelo de Pischetsrieder em público. Os dois conversaram durante alguns minutos isoladamente.
A situação da Volks no mercado interno não é boa. Perdeu a liderança do setor para a Fiat, e a General Motors também consegue em certos meses vender mais veículos. Pischetsrieder disse estar insatisfeito. "Não estou satisfeito com o desempenho da Volkswagen do Brasil nos últimos cinco anos. Fizemos grandes investimentos no país, mas não conseguimos recuperá-los."
A multinacional investiu R$ 2 bilhões na reforma da unidade do ABC paulista.

Exportação
Pischetsrieder deixou claro que aposta suas fichas para transformar a filial brasileira em um grande pólo de exportação. "A Volkswagen do Brasil está em uma fase decisiva. Sua concorrência deve ser garantida no mercado mundial. Queremos que a maior parte do lucro venha das exportações."
No ano passado, a Volks do Brasil exportou 138,5 mil veículos, o equivalente a 25% dos 520 mil veículos que produziu.
Para baixar os custos de produção e elevar suas vendas externas, a Volks pretende também reduzir seus gastos com trabalhadores. A unidade do ABC tem 15 mil trabalhadores, e a empresa quer, por exemplo, terceirizar cerca de mil empregados do setor de autopeças e acessórios.
A companhia até agora não fechou um acordo com o sindicato do metalúrgicos sobre o assunto. "Queremos a colaboração dos sindicatos para aumentarmos nossa competitividade", disse Pischetsrieder.
A Volks começa em outubro a fabricar o novo veículo Tupi no Paraná para as vendas internas, e estuda produzir o modelo para exportação no ABC.
Ontem, lançou oficialmente o primeiro veículo bicombustível do Brasil, conforme antecipou a Folha. O motor do Gol Total Flex 1.6 funciona com qualquer quantidade de álcool ou combustível. O automóvel pode ser encomendado pela internet e custa R$ 27.157. O valor é cerca de 5% mais alto que as versões que funcionam com motor a álcool ou gasolina.


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