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Volks quer dólar menos caro para reduzir custos
LÁSZLÓ VARGA
DA REPORTAGEM LOCAL
A Volkswagen disse ontem
que espera que o governo adote
medidas para reduzir a cotação
do dólar em relação ao real. O
objetivo da montadora é reduzir custos de matérias-primas
dolarizadas, como o aço, usadas na produção de veículos, e
assim aumentar a competitividade da marca.
O presidente mundial da montadora, Bernd Pischetsrieder, fez um apelo direto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o assunto. "Pedimos a
colaboração do presidente Lula. Só com produtos competitivos teremos chance de disputar o mercado internacional", disse a Lula.
A declaração foi feita diante
de uma platéia de cerca de 12
mil metalúrgicos que participaram das comemorações dos
50 anos da Volks no Brasil, na
unidade de São Bernardo do
Campo, no ABC paulista.
Lula não comentou o apelo
de Pischetsrieder em público.
Os dois conversaram durante
alguns minutos isoladamente.
A situação da Volks no mercado interno não é boa. Perdeu
a liderança do setor para a Fiat,
e a General Motors também
consegue em certos meses vender mais veículos. Pischetsrieder disse estar insatisfeito.
"Não estou satisfeito com o desempenho da Volkswagen do
Brasil nos últimos cinco anos.
Fizemos grandes investimentos no país, mas não conseguimos recuperá-los."
A multinacional investiu R$ 2
bilhões na reforma da unidade
do ABC paulista.
Exportação
Pischetsrieder deixou claro
que aposta suas fichas para
transformar a filial brasileira
em um grande pólo de exportação. "A Volkswagen do Brasil
está em uma fase decisiva. Sua
concorrência deve ser garantida no mercado mundial. Queremos que a maior parte do lucro venha das exportações."
No ano passado, a Volks do
Brasil exportou 138,5 mil veículos, o equivalente a 25% dos
520 mil veículos que produziu.
Para baixar os custos de produção e elevar suas vendas externas, a Volks pretende também reduzir seus gastos com
trabalhadores. A unidade do
ABC tem 15 mil trabalhadores,
e a empresa quer, por exemplo,
terceirizar cerca de mil empregados do setor de autopeças e
acessórios.
A companhia até agora não
fechou um acordo com o sindicato do metalúrgicos sobre o
assunto. "Queremos a colaboração dos sindicatos para aumentarmos nossa competitividade", disse Pischetsrieder.
A Volks começa em outubro
a fabricar o novo veículo Tupi
no Paraná para as vendas internas, e estuda produzir o modelo para exportação no ABC.
Ontem, lançou oficialmente
o primeiro veículo bicombustível do Brasil, conforme antecipou a Folha. O motor do Gol
Total Flex 1.6 funciona com
qualquer quantidade de álcool
ou combustível. O automóvel
pode ser encomendado pela internet e custa R$ 27.157. O valor
é cerca de 5% mais alto que as
versões que funcionam com
motor a álcool ou gasolina.
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