UOL


São Paulo, terça-feira, 25 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emprego na indústria cresce 1% em janeiro

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

O emprego na indústria cresceu 1% em janeiro ante o mesmo mês de 2002. Foi a terceira alta seguida e a maior desde que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começou a realizar a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário, em dezembro de 2001.
Em relação a dezembro, o crescimento foi menor: 0,3%. Na taxa com ajuste sazonal, que atenua efeitos típicos de cada período, o nível de emprego ficou praticamente estável: 0,1%.
Apesar da expansão da ocupação, a renda continua em queda. A folha de pagamento da indústria -que mede indiretamente o rendimento do trabalhador- caiu 4,5% ante janeiro de 2002.
Segundo Isabela Nunes Pereira, economista do IBGE, o principal fator para a redução da folha de pagamento foi a aceleração da inflação, que "está roubando os ganhos" do trabalhador. É que os salários não são corrigidos com a mesma velocidade com que sobem os preços.
Em São Paulo, as contratações aumentaram 0,6%. Foi a primeira taxa positiva na região metropolitana captada pela pesquisa. A folha de pagamento, porém, caiu 3,9% ante janeiro de 2002.
O resultado de São Paulo -que representa cerca 40% da força de trabalho da indústria- foi o principal responsável pelo crescimento do emprego em janeiro.
O maior nível de ocupação pode ser atribuído à produção da indústria, que cresce há oito meses consecutivos. Em São Paulo, são quatro meses de expansão.
Pereira afirmou, porém, que ainda há incertezas que impedem a conclusão de que haja reação "mais consistente" do emprego, como inflação e taxas de juro.
Das 14 áreas pesquisadas, em nove o nível de ocupação cresceu. Os melhores desempenhos ficaram com Santa Catarina (5,7%) e a região Norte e Centro-Oeste (3,6%). O Rio de Janeiro teve o pior resultado: redução de 3,9%.


Texto Anterior: Trabalho: Greve parcial vai começar amanhã em SP
Próximo Texto: Independência em xeque: Secretaria do ministério vai fiscalizar Anatel
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.