UOL


São Paulo, terça-feira, 25 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado volta a reduzir previsão do IPCA em 2003

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O mercado reduziu sua projeção para a inflação deste ano, segundo pesquisa feita pelo Banco Central entre bancos e empresas de consultoria. O levantamento, divulgado semanalmente, mostra que a estimativa de alta do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) caiu de 12,43% para 12,19% entre os dias 14 e 21.
O valor estimado para a inflação ainda é superior à meta fixada pelo BC, que tenta manter a alta dos preços em 8,5% neste ano. Ainda assim, pode indicar que o pessimismo do mercado começa a perder força. Foi a segunda semana consecutiva em que houve recuo nas projeções dos investidores.
A pesquisa mostra um otimismo maior também com relação a outros índices de preços. A estimativa para o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) caiu de 16% para 15,85%. Em relação ao IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe, a projeção passou de 11,70% para 11,61%.
O levantamento projeta ainda uma alta de 14,86% para o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna), ante 15,13% na pesquisa anterior.
A melhora nas expectativas do mercado pode abrir espaço para uma redução dos juros básicos da economia, hoje em 26,5% ao ano. A expectativa do mercado, segundo a pesquisa do BC, é que a Selic recue para 22% ao ano até dezembro.
O mercado também se mostra mais otimista em relação ao resultado da balança comercial esperado para este ano. De acordo com o levantamento, as exportações devem superar as importações em US$ 16,2 bilhões, US$ 200 milhões a mais do que o superávit estimado na pesquisa anterior.


Texto Anterior: Receita ortodoxa: Inflação deixa juros no alto até agosto, diz Merrill Lynch
Próximo Texto: Proer: Ex-donos do Nacional entram na Justiça
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.