São Paulo, terça-feira, 25 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

AVANÇO DA SOJA
Com a colheita da safra brasileira chegando perto do final, as exportações de soja superam em 29% as do mês passado. Sobre abril de 2005 a alta é de 12,5%, segundo a Secex. Já as receitas com café e com carnes são inferiores às de abril de 2005, com quedas de 1,9% e de 1,2%, respectivamente.

MAIS RECEITA...
A receita das exportações argentinas de produtos lácteos cresceu no primeiro trimestre deste ano, apesar da queda no volume vendido. Segundo a Secretaria de Agricultura do país, as vendas geraram US$ 183,8 milhões -alta de 6,9% sobre igual período de 2005.

...MENOS VOLUME
Já o volume das exportações argentinas de lácteos caiu 1,3% no primeiro trimestre, para 79,7 mil toneladas. O Brasil ocupa o terceiro lugar entre os destinos do leite bovino argentino, com compras de 7.813 toneladas no primeiro trimestre.

CUSTOS DO MILHO
Os custos de produção do milho nos últimos cinco anos aumentaram significativamente, segundo a consultoria Céleres. No Paraná, o custo operacional de produção (insumos) subiu 80%, enquanto os preços caíram 33% em igual período.

AÇÃO CONTRA AFTOSA
Na quinta-feira, representantes de ministérios agropecuários de 11 países da América do Sul preparam ação para erradicar a febre aftosa. O debate ocorrerá em seminário interamericano durante a Expozebu, em Uberaba (MG).

INVESTIMENTO NO RS
A empresa de fertilizantes Roullier Brasil anunciou investimento de R$ 18 milhões na ampliação da fábrica de Rio Grande (RS). O projeto prevê a instalação de uma unidade industrial de NPK (adubo químico) e sais minerais.

CANA
Tailandeses trocam o açúcar pela borracha

Prejudicados pela pior seca dos últimos 40 anos, os produtores de açúcar da Tailândia estão migrando para o cultivo de seringueiras e de palmeiras, que vêm oferecendo melhores retornos. A seca eliminou 10% da área para o cultivo da cana nos últimos dois anos. Embora as cotações do açúcar tenham disparado nas Bolsas, os produtores estão deixando o setor pelo fato de o governo restringir a alta do preço. A queda das exportações de açúcar do país, o terceiro maior fornecedor, pode beneficiar o Brasil.


Texto Anterior: Crise no campo: Rodrigues quer isenção para insumo agrícola
Próximo Texto: Múltis no tribunal: UE não respeita propriedade, diz Microsoft
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.