São Paulo, quinta, 25 de junho de 1998

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AQUISIÇÃO
Compra da 2ª maior operadora de TV a cabo dos EUA deve proporcionar à empresa 13 milhões de novos consumidores
AT&T adquire TCI por US$ 48 bilhões

ALESSANDRA BLANCO
de Nova York

A AT&T Corp., a maior operadora de longa distância dos Estados Unidos, anunciou ontem que está comprando a Tele-Communications Inc. (TCI), a segunda maior empresa de TV a cabo do país, por US$ 48 bilhões em ações e débitos, na quarta maior negociação em valor entre empresas norte-americanas.
A AT&T está pagando US$ 31,8 bilhões em ações pela TCI, assumindo US$ 11 bilhões de suas dívidas e gastando mais US$ 5,3 bilhões para comprar de volta as ações que iria lançar para a TCI da sua Teleport Communications Group e para comprar a At Home Corp., da TCI.
A Liberty Media Group, considerada o braço de programação da TCI e avaliada em US$ 20 bilhões, fica de fora do acordo e será mantida apenas como uma empresa ligada à nova AT&T Consumer .
Com a aquisição da TCI, a AT&T irá ganhar mais de 13 milhões de consumidores de TV a cabo em todos os Estados Unidos e poderá vir a oferecer serviço de telefonia local por meio de suas já existentes conexões de cabos nas casas dos consumidores.
"Hoje, estamos começando a responder a uma grande parte da questão sobre como vamos oferecer serviços de telefonia local para nossos consumidores", disse Michael Armstrong, presidente da AT&T, em uma nota oficial ao anunciar o acordo.
Bom negócio
O analista de telecomunicações Scott Wright, da Fahnestock & Co. Inc., disse ontem à Folha que a decisão da AT&T de comprar a TCI foi "a melhor coisa que poderia ter feito".
"A AT&T fez o que deveria. Agora tem ligação com o consumidor por dois lados, pela sua operação de longa distância e pelo cabo, que poderá utilizar para operar na telefonia local. É esse tipo de estratégia que deve ser utilizado. A AT&T deve ter agora uns três anos de adaptação, mas depois se tornará muito competitiva", disse.
A AT&T está pagando US$ 51 por ação para comprar todos os papéis da TCI, o que representa um "prêmio" de 31% sobre o preço que suas ações fecharam anteontem no Nasdaq Composite (índice da Bolsa eletrônica) -US$ 38,69.
De acordo com informações da AT&T, logo após a junção das duas empresas, seus serviços de longa distância, telefonia celular e Internet serão combinados aos serviços de cabo, telecomunicações e Internet de rápido acesso da TCI para a criação da AT&T Consumer Services.
Armstrong prometeu também acelerar o "upgrade" da infra-estrutura de cabos da TCI e oferecer telefonia digital até o final de 1999. Quando o processo de fusão terminar, a AT&T Consumer Services terá sistemas de cabo em 33 milhões de residências nos EUA.
"Nós estamos nos unindo com a TCI não apenas por aquilo que isso representa, mas por aquilo que nós podemos nos tornar no futuro. Por meio de seus próprios sistemas e em parceira com afiliadas, a AT&T Consumer Services vai levar para a casa das pessoas o primeiro pacote totalmente integrado de comunicações, eletrônicos, comércio e serviços de vídeos de diversão", disse Armstrong.
Mercado
A AT&T tem hoje 90 milhões de consumidores e uma receita anual de US$ 23 bilhões no seu serviço de longa distância e US$ 3 bilhões em telefonia celular.
Sem considerar suas "sinergias", a AT&T informou ontem que projeta uma receita de US$ 33 bilhões para a AT&T Consumer Services em 1999.



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