São Paulo, quinta-feira, 25 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GANÂNCIA INFECCIOSA

Bush manda O'Neill se ocupar mais da crise

MARCIO AITH
DE WASHINGTON

Criticado por viajar excessivamente ao exterior em meio a uma das maiores crises corporativas da história dos EUA, o secretário do Tesouro, Paul O'Neill, adiou a visita que faria na próxima semana ao Brasil, Uruguai e Argentina. A pedido do presidente George W. Bush, a viagem foi transferida para os dias 5 a 7 de agosto.
Apesar de Bush mandar O'Neill cancelar sua viagem, a Casa Branca anunciou ontem que o presidente Bush vai tirar férias em seu rancho no Texas, mas que "continuará trabalhando duramente"
A assessoria de O'Neill informou que a mudança deveu-se a negociações difíceis entre a Casa Branca e o Congresso antes do início do recesso legislativo de agosto. O'Neill tem sido criticado nos últimos dias por viagens supostamente desnecessárias - à África e à Ásia Central- num momento em que a economia real dos EUA corre o risco de sofrer as consequências dos escândalos contábeis.
Bush queria que O'Neill o ajudasse a convencer a Câmara e o Senado a encontrarem textos de consenso para projetos sensíveis como o que cria novas penas contra crimes corporativos e a TPA (Autorização de Promoção Comercial, ou "Trade Promotion Authority"), que autoriza o presidente a negociar acordos internacionais de comércio.
Minutos depois de O'Neill ter mudado a data de sua viagem, Câmara e Senado chegaram a um acordo com relação à nova lei de crimes corporativos.
"O secretário decidiu adiar sua visita por uma semana, uma vez que o Congresso está em um momento crítico à medida em que conclui os trabalhos sobre responsabilidade corporativa, TPA e segurança doméstica três importantes componentes da agenda do presidente para fortalecer nossa recuperação", diz a nota
A viagem de O'Neill à América do Sul, sua primeira como secretário, ocorrerá num momento em que a região é atingida por colapsos como o da Argentina e crises como as do Brasil e do Uruguai.



Texto Anterior: Contabilidade da AOL também vai ser investigada
Próximo Texto: EUA prendem executivos de megafraude
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.