UOL


São Paulo, terça-feira, 25 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Para associação, consumo menor diminui repasse

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) não acredita que esteja havendo retenção do dinheiro cobrado dos consumidores. Para Fernando Cezar Maia, diretor técnico-regulatório da entidade, há motivos que podem explicar repasses abaixo do esperado pela CBEE.
Um desses motivos é o fato de o consumo de energia variar a cada mês. Segundo ele, o consumo é tradicionalmente maior em setembro. Logo, nos meses seguintes, há queda. Quanto menor o consumo, menos encargo é arrecadado.
Outro motivo é o fato de grandes consumidores que optam por serem consumidores livres (podem comprar energia de outras empresas em vez da distribuidora que atende à região) estarem isentos do pagamento. Além disso, diz Maia, consumidores grandes e médios estão conseguindo liminares para não pagar o seguro.


Texto Anterior: Salto no escuro: Usinas recebem seguro-apagão em parcelas
Próximo Texto: Novo Eldorado: "Rei da carne" tira boi do pasto e planta soja
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.