UOL


São Paulo, quinta-feira, 25 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Transmissão para humanos gerou pânico em 1996

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A emergência da doença da vaca louca como preocupação de saúde pública em escala global é um fenômeno surgido no Reino Unido. Em 1986, cientistas identificaram a doença BSE (sigla inglesa para encefalopatia espongiforme bovina).
Nela, uma proteína infecciosa chamada príon causa a degeneração das células do cérebro, dando ao órgão a aparência de esponja. No processo, animais perdem a coordenação motora e ficam ""loucos" -daí o apelido.
Ficou estabelecido que a BSE tenha chegado aos rebanhos bovinos após décadas de alimentação dos mesmos com carcaças de ovinos. Esse tipo de alimentação foi banida em 1989, mas os casos de BSE seguiram aparecendo, atingindo um pico em 1992.
O pânico veio em 1996, quando o governo britânico admitiu que a BSE poderia ser transmitida para o homem por meio do consumo de carne contaminada.
O mal no ser humano é conhecido como variante da doença de Creutzfeldt-Jakob. Não há cura conhecida. Mais de 120 pessoas já morreram no Reino Unido desde 96. Desde então, os principais importadores de carne -incluindo os EUA- baniram a compra do produto de países com casos. Cerca de 4,5 milhões de cabeças de gado foram sacrificadas no Reino Unido.


Texto Anterior: Brasil cancela licenças de importação já concedidas
Próximo Texto: Exportação deve crescer, diz Rodrigues
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.