UOL


São Paulo, quarta-feira, 26 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crédito no Brasil é dos mais escassos no mundo, diz BC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Brasil é um dos países onde menos se empresta dinheiro, segundo levantamento feito pelo Banco Central a partir de dados coletados pelo FMI (Fundo Monetário Internacional). Numa relação de 21 países, o Brasil ocupa a 15ª colocação. Japão e Portugal encabeçam a lista.
O levantamento considera o volume total de crédito disponível no país em relação ao seu PIB (Produto Interno Bruto). Os dados se referem ao ano de 2000.
No Japão, o crédito representava, há pouco mais de dois anos, 191,4% do PIB local. Em Portugal, essa proporção estava em 144,1%. No Brasil, era de 29,4%, o que colocava o país à frente apenas de Peru, Paraguai, Argentina, Indonésia, México e Venezuela na lista.
Um dos objetivos do governo Fernando Henrique Cardoso após a implantação do Plano Real era elevar a proporção entre crédito e PIB para patamares semelhantes aos observados no Chile -76,6%, pelos dados de 2000.
De lá para cá, porém, as sucessivas crises enfrentadas pelo Brasil e as elevadas taxas de juros têm provocado um recuo no crédito. Em janeiro, a relação entre empréstimos e PIB havia recuado para 23,8%, valor mais baixo desde abril de 1992.


Texto Anterior: Crédito: Juro do cheque especial é o maior desde 99
Próximo Texto: Inflação do "meio do mês" sobe em fevereiro, mas mostra desaceleração
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.