UOL


São Paulo, quarta-feira, 26 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO

Executivos das empresas planejam para os próximos meses o compartilhamento nas rotas para Miami, Paris e Lima

Vôos internacionais são o próximo passo Varig-TAM

LÁSZLÓ VARGA
DA REPORTAGEM LOCAL

O compartilhamento de vôos internacionais será o segundo grande passo do acordo firmado entre a Varig e a TAM.
A Folha apurou ontem que executivos das duas empresas reuniram-se na tarde de segunda-feira para planejar a divisão de assentos em três destinos para o exterior: Miami (Estados Unidos), Paris (França) e Lima (Peru). O compartilhamento nessas rotas deve ocorrer em menos de três meses.
Um desses executivos disse à Folha que o tráfego internacional passou agora a ser uma das prioridades da Varig-TAM. A Varig realiza atualmente, por exemplo, 11 vôos semanais para Miami, sendo 7 partindo de São Paulo, 3 do Rio de Janeiro e 1 de Belém.
A TAM, por sua vez, faz 7 vôos semanais para o mesmo destino. As duas empresas querem melhorar a eficiência, e parte dos 18 vôos que fazem hoje pode ser eliminada, reduzindo os custos.
Paris pode sofrer o mesmo corte. A Varig faz hoje 11 vôos semanais, e a TAM, 7. O total de 18 vôos em sete dias poderá ser reduzido.
Os assentos dos aviões para esses destinos devem ser divididos entre as duas companhias.

Peru
No caso de Lima, o compartilhamento deve ocorrer de maneira diferente. A Varig é a única empresa brasileira a voar para lá. Realiza cinco vôos por semana. Os aviões, no entanto, têm saído lotados, e existe o interesse de realizar sete vôos semanais. A TAM, portanto, entraria com algumas de suas aeronaves.
O planejamento do compartilhamento de vôos para o exterior é mais um indicativo de que, a partir de agora, a fusão das duas companhias passou a ser feita a toque de caixa -contra a vontade da Varig, que pretendia realizar o processo de fusão de maneira mais lenta.
A decisão de compartilhar vôos ao exterior surpreende porque a Varig é, disparada, a empresa que tem mais destinos internacionais. São 25 destinos no total, número muito superior aos 3 realizados pela TAM.
A marca Varig também é muito mais conhecida no exterior do que a TAM. Mas o governo e a TAM têm forçado a Varig a aceitar a fusão o mais rápido possível, o que não estava nos seus planos.


Texto Anterior: Menor pressão: Governo quer desindexar telefone
Próximo Texto: Acordo lesa os consumidores, afirma Procon
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.