São Paulo, segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova tecnologia de TV e internet já gera choque entre teles e TV a cabo

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

Já aportou no país uma tecnologia com potencial de ser uma alavanca de inclusão digital e um forte instrumento para as telefônicas concorrerem com as TVs a cabo.
É a IPTV, ferramenta pela qual o usuário poderá assistir TV, acessar internet e fazer chamadas telefônicas por meio do aparelho de televisão. Ou seja, permitirá a convergência digital.
A nova tecnologia, porém, já coloca em lados opostos operadoras de telefonia fixa, maiores interessadas na regulamentação desse serviço, e empresas de TV a cabo, que temem perder mercado e sofrer a concorrência predatória das gigantes telefônicas.
Presente em 92% dos lares do país, a TV ganhará todas essas funções graças a um adaptador, similar aos que são usados pelas TVs a cabo.
As teles não revelam ainda o custo do serviço e do adaptador. Dizem só que será competitivo com os pacotes das TVs a cabo que incluem o serviço de banda larga.
Para a gerente de novos negócios do grupo Telemar, Ana Paula Maciel, o IPTV irá expandir o acesso à TV por assinatura no país e facilitará também o incremento da internet em banda larga. A empresa espera lançá-lo comercialmente neste semestre.
Sérgio Sevileanu, consultor da Siemens, diz que do ponto de vista tecnológico o Brasil já está pronto para receber o novo serviço. A pendência, diz, está na questão regulatória, pois as operadoras precisam de autorização da Anatel para oferecer serviços de TV.
Já o diretor-executivo da ABTA (Associação Brasileira de TV por assinatura), Alexandre Annenberg, diz que as teles não estão interessadas em oferecer serviços de vídeo, mas "sufocar" as operadoras de TV por assinatura. É, segundo ele, uma reação a entrada das empresas de TV a cabo no mercado de telefonia.


Texto Anterior: Teles querem mudar normas; TV quer manter exclusividade
Próximo Texto: Luiz Carlos Bresser-Pereira: Nacionalismo necessário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.