São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ipea propõe ao governo manter meta de inflação

DA SUCURSAL DO RIO

Estudo divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) propõe que o CMN (Conselho Monetário Nacional) mantenha a meta de inflação em 4,5% em 2008. A reunião do conselho está marcada para o mês de junho. De acordo com o estudo divulgado, para evitar uma leitura de afrouxamento da política monetária, o CMN deveria reduzir a margem de tolerância para 1,5 ponto percentual. Desta forma, o teto da inflação de 2008 seria de 6,0%.
Para o Ipea, a redução da margem de tolerância seria consistente com a estratégia de médio prazo que deveria ser seguida pelo país. A atual margem de tolerância, de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo, é maior do que a adotada na maioria dos países.
"Os resultados encontrados sugerem que não será trivial alcançar estritamente a meta de 4,5% em 2007 nos cenários em que há desvalorização do real ante o dólar (moderada ou mais elevada) ao mesmo tempo em que a taxa de juros continua a diminuir", afirma o estudo divulgado.
Na avaliação do Ipea, caso a taxa de inflação se aproxime dos 4,5% seria possível definir no futuro uma meta de inflação de 4,0%.


Texto Anterior: Receita ortodoxa: Gastos do governo sobem 14,5% no 1º tri
Próximo Texto: Déficit da Previdência atinge R$ 9,8 bilhões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.