São Paulo, segunda-feira, 26 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agência McCann Erickson anuncia hoje união com a W/

WMcCann será a 8ª maior do país, com receita de R$ 1,327 bi no ranking de 2009

Washington Olivetto será presidente do conselho da nova empresa; W/ ocupa atualmente a 43ª posição, e a McCann Erickson, a 11ª

DA REPORTAGEM LOCAL

As agências de publicidade W/, de Washington Olivetto, e a multinacional McCann Erickson anunciam hoje a união de suas operações, após mais de seis meses de negociações. A nova agência se chamará WMcCann e será a oitava maior do país, com uma receita de R$ 1,327 bilhão, considerando a soma das duas no ranking 2009 do Ibope Monitor.
O anúncio será feito pela manhã, por meio de um comunicado. Os sócios consideram que não se trata de fusão e preferem chamar a operação de "união".
A preservação da marca W foi uma exigência de Olivetto, um dos publicitários mais premiados do país. Ele permanecerá como presidente do conselho da WMcCann. A equipe da W/, que funcionava na rua Novo Horizonte, em Higienópolis (SP), está se mudando para a sede da McCann.
Paulo Gregoraci, atual presidente-executivo e sócio da W/, com 20% de participação, será o vice-presidente de operações de mídia da nova agência. Da parte da McCann, as negociações foram conduzidas por Luca Lindner, diretor regional da McCann World Group para América Latina e Caribe.
Empresa do grupo Interpublic, a McCann Erickson está no Brasil há mais de 70 anos e liderou por muito tempo o ranking das maiores agências do país. Mas a multinacional perdeu terreno na última década para a Young & Rubicam, que lidera desde 2002.
Nos últimos dois anos, sob o comando de Fernando Mazzarolo, ex-vice presidente de marketing da Coca-Cola, a McCann Erickson vem reagindo. Em 2009, ficou em 11º, com receita bruta de R$ 1 bilhão. A agência vem conquistando contas importantes, como a da Intelig, comprada pela TIM.
Uma das agências mais famosas do Brasil, eternizada na canção "W Brasil", de Jorge Ben Jor, a W/ também já foi maior. No ano passado, ocupou a 43ª posição no ranking do Ibope, com R$ 237 milhões em receita. Entre os principais clientes estão a Rede Globo, a Braskem e a Grendene.
No Brasil, o grupo Interpublic é dono também das agências BorghiErh/Lowe e Giovanni DraftFCB, respectivamente a quinta e a décima maiores agências do país.
O ranking do Ibope Monitor leva em conta o gasto dos anunciantes na compra de mídia, sem considerar os descontos habituais concedidos pelos veículos de comunicação.
(MARIANA BARBOSA)

Texto Anterior: SP terá delegacia para grandes contribuintes
Próximo Texto: Bancos de emergentes querem escapar de nova regra financeira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.