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Pedágio aumenta 214% acima da inflação em 11 anos em São Paulo
DA REPORTAGEM LOCAL
Estudo sobre custo de operação
de veículos em estradas privatizadas feito pela consultoria Tectran
mostra que há um ganho líquido
de entre 4% e 12%, dependendo
da rota, para os transportadores
de cargas. "Essa é a redução obtida nos custos operacionais nas
rodovias após a concessão, apesar
do pagamento do pedágio", diz
Silvestre de Andrade Filho, sócio-diretor da consultoria.
Os ganhos decorrem da melhor
qualidade das pistas após a transferência para a gestão privada,
mas são desiguais, pois o modelo
de concessão paulista acabou
onerando mais o usuário do que o
modelo federal. Nas rodovias privatizadas, de pista dupla, em São
Paulo, o custo do pedágio para os
transportadores aumentou
213,5% acima da inflação medida
pela Fipe nos últimos 11 anos, segundo a NTC & Logística (Associação Nacional dos Transportadores de Cargas e Logística).
Já na rodovia Presidente Dutra
-federal sob concessão desde
1995-, o custo do pedágio para
os transportadores aumentou
38% acima da inflação no período.
O cálculo da variação do custo
do pedágio em São Paulo já inclui
o reajuste de 9,08% que entrará
em vigor a partir de 1º de julho.
Segundo estudo da NTC & Logística, o aumento deverá representar um acréscimo de 26,7% a
31,4% no custo operacional dos
caminhões.
Vantagem
Embora questionem o aspecto
financeiro do modelo de concessão, analistas e empresários do setor são unânimes em afirmar que
a transferência das rodovias à iniciativa privada trouxe mais benefícios do que prejuízos aos usuários. "A concessão é uma excelente solução, mas a questão é o preço", diz Geraldo Vianna, presidente da NTC & Logística.
Para o conjunto da sociedade, o
processo de privatização de estradas é benéfico, segundo Paulo
Tarso Resende coordenador do
núcleo de logística da Fundação
Dom Cabral, de Belo Horizonte.
O governo precisaria investir R$
15 bilhões para manter 20 mil quilômetros -de um total de 55 mil
quilômetros da malha nacional-
em um nível operacional médio.
Pesquisa sobre custo de logística, recém-concluída pela fundação, com 149 empresas revelou
que 85% delas preferem pagar pedágio a rodar numa estrada pública em péssimo estado.
(SB)
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