São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação abala mais a confiança do consumidor, mostra a FGV

DA FOLHA ONLINE, NO RIO

A inflação vem minando a confiança do consumidor brasileiro, que pretende comprar menos bens de longa duração nos próximos meses, mostrou a sondagem de expectativas, divulgada ontem pela FGV (Fundação Getulio Vargas).
Para o coordenador do Núcleo de Pesquisas e Análises Econômicas da FGV, Aloísio Campelo, a perspectiva de piora da economia, que estava mais concentrada entre os consumidores de renda mais baixa, já está disseminada entre outras faixas de renda.
O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) da FGV caiu 6,5% entre maio e junho de 2008, ao passar de 114,6 para 107,2 pontos. Na comparação com o mesmo mês de 2007, o ICC apresentou variação negativa de 1,7%.
Campelo disse que a expectativa a respeito da economia para os consumidores de renda familiar mais alta piorou mais em junho. Ele lembrou que essa classe não vinha sentindo tanto a inflação dos alimentos. "Isso tem relação com a percepção geral de piora no quadro econômico, com influência no mercado de trabalho."


Texto Anterior: Alimentos pressionam preços em junho
Próximo Texto: Vinicus Torres Freire: Recordar é viver
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.