São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CMN deve fixar meta de inflação em 4,5% em 2010

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O CMN (Conselho Monetário Nacional, formado pelos ministros da Fazenda, do Planejamento e o presidente do Banco Central) deve fixar em 4,5% a meta de inflação para 2010, na reunião que será realizada segunda-feira. O Banco Central divulgou ontem a projeção de que a inflação volte a subir no primeiro semestre de 2010, para 4,8%, depois de cair em 2009 para 4,7%. O Relatório de Inflação divulgado ontem ainda não apresentou projeções para o segundo semestre do ano.
Os três representantes do CMN com direito a voto evitaram antecipar publicamente a decisão de estabelecer a meta em 4,5%. Mas desta vez há consenso entre BC, Fazenda e Planejamento de que a meta deve ser mantida.
No ano passado, ao definir a meta de 2009, o ministro Guido Mantega (Fazenda) venceu a queda-de-braço com o ministro Paulo Bernardo (Planejamento), que defendia redução para 4%. O voto de minerva foi do presidente do BC, Henrique Meirelles, seguindo a orientação do presidente Lula.


Texto Anterior: BC prevê inflação acima do centro da meta
Próximo Texto: IPCA abaixo de 4,5% só em 2011, diz Meirelles
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.