São Paulo, sexta-feira, 26 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cosan faz compromisso sobre salário

DA REPORTAGEM LOCAL

A Cosan, maior empresa do setor sucroalcooleiro no país, assinou na sexta-feira termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público do Trabalho de Campinas para regularizar descontos nos salários de cerca de 8.900 trabalhadores rurais que atuam no corte da cana-de-açúcar em todas as unidades do grupo.
Segundo o MPT, a empresa descontava dos rurais a alimentação concedida com base no salário que os trabalhadores recebiam. A lei permite que o desconto seja feito, mas com base no salário mínimo nacional. Foi a Justiça de Piracicaba, que já havia decidido em primeira instância que a Cosan regularizasse o desconto, que encaminhou denúncia ao MPT.
"O poder aquisitivo dos trabalhadores tem de ser preservado. Se a empresa descumprir o termo, terá de pagar multa de R$ 2.000 por trabalhador", diz o procurador Nei Messias Vieira.
Em nota, o grupo diz que "repudia a informação de que descumpre as leis trabalhistas", que o termo "reforça práticas já adotadas" e que faz o desconto da alimentação, como previsto, mas "isenta" os trabalhadores do desconto de moradia, como prevê a lei. (CLAUDIA ROLLI)


Texto Anterior: Usinas assinam acordo sobre corte de cana
Próximo Texto: Revisão final aponta queda de 5,5% no PIB dos EUA no 1º tri
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.