São Paulo, sexta, 26 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREÇOS
Taxa de junho recua de 0,57% para 0,35%
Fipe prevê inflação de 2% para este ano

ALESSANDRA KIANEK
da Redação

A taxa de inflação dos paulistanos deve ficar em 2% neste ano, segundo previsão de Heron do Carmo, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Com o resultado da terceira quadrissemana de junho, que apresentou alta menor (0,35%) do que a registrada na quadrissemana anterior (0,57%), devido á menor pressão dos alimentos, o economista espera taxa de 0,30% para este mês. Em junho do ano passado, foi de 1,42%.
Segundo Heron do Carmo, a taxa em 12 meses até junho já deverá ser de 2%. Como o primeiro semestre do ano é o que apresenta maior pressão, a inflação de 98 deverá ser também de 2%. Os grandes ajustes, principalmente de tarifas, já foram feitos, diz ele.
No ano passado a taxa de inflação foi de 4,83%. Se a taxa anual de 2% for confirmada, será a menor já registrada em São Paulo.
"Estamos na melhor fase, devemos procurar manter a taxa. Baixar mais não é interessante, pois pode causar mais problema do que solução. Uma inflação de 1,5% a 2% estimula o desenvolvimento econômico", afirma ele.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.