São Paulo, quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulo Hartung quer "frente" de governadores pelos royalties

AGNALDO BRITO
ENVIADO ESPECIAL A VITÓRIA (ES)

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, esquentou ontem a disputa dos Estados produtores de petróleo com o governo federal pelos royalties do pré-sal e quer chamar para o debate os colegas de São Paulo (José Serra) e do Rio de Janeiro (Sérgio Cabral).
O objetivo, segundo ele, não é barrar a decisão do governo de beneficiar Estados não produtores, mas que isso seja somente após se garantir um "tratamento diferenciado" para os que produzem. De acordo com Hartung, são essas as regiões que ficam com o ônus da operação da indústria petroleira.
Apesar de grande beneficiado pelos novos projetos da Petrobrás em território capixaba, e da consolidação como segundo maior produtor de petróleo do país, Hartung classificou de "enorme equívoco" a decisão dos ministros de Lula de alijar os governadores das discussões para um novo marco legal a ser encaminhado ao Congresso.
Segundo Hartung, o grupo poderá ter ainda a participação do Paraná e de Santa Catarina, Estados alcançados pela bacia sedimentaria abaixo da camada de sal ao longo da costa.
O governador capixaba participou ontem da apresentação oficial do projeto Parque das Conchas, liderado pela Shell, que detém 50% do campo e iniciou a produção de óleo bruto e de gás natural. O potencial da plataforma em operação é de 100 mil barris por dia.


O repórter AGNALDO BRITO viajou a Vitória (ES) a convite da Shell


Texto Anterior: Oposição diz que governo veta debate da nova Lei do Petróleo
Próximo Texto: Apresentação terá 3.000 convidados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.